Entre os filmes do Oscar 2011, tive a grata surpresa ao ver um ótimo desenho animado entre os indicados. Toy Story 3 (2010) fecha a trilogia iniciada pela Pixar/Disney em 1995 de forma brilhante, arrancando do âmago de nossas lembranças aqueles momentos únicos de nossa infância.
Para quem não assistiu, aí vai um resuminho: o dono dos famosos brinquedos, Andy, está agora com 15 anos, e prestes a ir para faculdade. Sua mãe, então, insiste para que ele arrume o seu quarto, separando o que vai ser guardado no sótão, o que vai ser doado e o que vai para o lixo. É partir daí que tudo começa. O filme fala sobre essa árdua passagem da infância para a vida adulta e nos faz entender que o tempo passa, mas as imagens daquela época estão ali, num cantinho da mente, prontas para serem revisitadas.
|
Lua de Cristal |
Após a sessão, torna-se inevitável lembrarmos os filmes daquela época. Minha mãe me levava para o Cine Rio Grande ou Cine Rio Verde para assistir clássicos dos trapalhões e da Xuxa. Os trapalhões e a terra dos Monstros, O Mistério de Robin Hood, Os trapalhões e a Árvore da Juventude, Super Xuxa contra o Baixo Astral... E, claro, Lua de Cristal. Este último tem no seu final umas das cenas mais inusitadas e bizarras do cinema mundial: Sérgio Malandro, pilotando uma lambreta, entra num túnel e sai como um príncipe encantado em um cavalo branco.
Nas décadas de 80 e 90 os filmes do Spilberg reinaram absolutos: E.T., o extra terrestre (que passava todo natal na Globo), a trilogia De Volta para o Futuro, a trilogia do Indiana Jones, os Gremilins, Tubarão, Jurassic Park, Hook, a volta do Capitão Gancho... E muitos outros que encantaram a velha sessão da tarde.
|
Meu primeiro amor |
Os desenhos da Disney também tiveram sua presença na infância dos quase trintões. A Pequena Sereia, A Bela e A Fera, e, claro, o Rei Leão. Afinal, a morte do pai de Simba em meio à manada búfalos é impossível de esquecer.
E, se fecharmos os olhos, a memória nos faz viajar no tempo: Curtindo a Vida Adoidado, Meu Primeiro Amor, Karatê Kid, Quero ser Grande, Te Pego Lá Fora, Benji, Os Garotos Perdidos, Loucademia de Polícia, Esqueceram de Mim, Um Morto Muito Louco, Os Caça- Fantasmas, Corra Que a Polícia Vem Aí, Superman...
Mas, pra mim o protótipo dos “filmes da nossa infância” se chama Os Gonnies. A história dos meninos que procuram um tesouro perdido tem sabor de juventude e me remete àquelas aventuras imaginárias que criávamos com nossos comandos em ação ou encenávamos no playground do condomínio.
Se você já é pai ou tem um sobrinho, leve-o pra viajar com você na sua história. Alugue alguns filmes das antigas e se divirtam juntos. Mostre pra ele o melhor cinema da melhor infância. Porque nossa infância sempre é a melhor.
Ruy Jr.
OBS1: Não pense que eu esqueci os desenhos animados, seriados... Isso é assunto para outro post.
OBS2: Esqueci de algum filme nesta sessão nostalgia? Comente, ou mande e-mail para frescurinhasdavida@hotmail.com
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ai gente Ruizinho é ótimo né? Nos fazendo viajar pelas nossas lembranças de filmes que marcaram a infância eu amei e você? Qual menina não sonhou em ser a Maria da Graça (Xuxa) de Lua de Cristal mesmo o príncipe sendo o Malandro ? Quem não sofreu e chorou horrores com a morte de Thomas J (Macaulay Culkin)? Eu me acabava nesses filmes, via e revia mil vezes!! E vocês curtiram também? Acrescentam algum à lista? Esperamos os recadinhos e e-mail de vocês! Bjsss Sei nem onde tô com a cabeça! Genteee hj é niver de Lorena!!!..nossa frescurete! haha Daremos viva e brindaremos a esta pessoa linda, iluminada, e especialmente querida! Quem não gosta de Lorena é ruim da cabeça e doente do pé! haha Parabéns Loriss!! (O Hosp. do coração nunca mais será o mesmo!) - Chego já lá!
3 comentários:
Momento nostalgia!!! Ai quando me lembro dos filmes dos trapalhões, de xuxa, ele não citou ai no post, mais o filme que marcou minha infância foi "sonho de verão" com Sergio malandro, tinha as paquitas, a música era assim..deixa ver se me lembro.. "sonho de verão, nas nuvens de algodão, brincando de esconder..até o amanhacerrrr".. QUE SAUDADEE, sempre que assistia, chorava, coisa não muito difícil de acontecer, hahaha.
Enfim, foram muitosss, meu primeiro amor..ainnn, como eu choreii..kkkkk (lesa).
AMEI O POST!!!
E hoje é o niver de Lorisssss frescurinhasdavidaa!!
Felicidades Ló!!!
Ps: Nunca tinha feito um post tão grande né amiga? hoje eu me empolguei..hahaha
Bjos a todos!!
Andréa Beserra
Adooorei o post! Comecei a ler sem lembrar que era Ruyzinho quem tava escrevendo mas seu estilo é inconfundível.
Gostei da frase "Afinal, a morte do pai de Simba em meio à manada búfalos é impossível de esquecer."
kkkkkkkkkkkkkkkkk
A mais pura verdade! como esquecer?!!!
bjo frescurentinhos
Reeeeich, tenho que confessar que alguns desses ai eu n assisti, mas ameeeei o post, dá até uma vontadezinha de chorar lembrando da morte do pai de Simba, mto tristee! hauuaha
Adoreeei Ruyxúnioooo!
E um meeeeeega beijo p aniversariante maiiis liiinda =) O hospital do coração ficou bem alegre hj! hehehe
Bjoooo
Postar um comentário
Deixa um recadinho pra gente, é muito bom ler os comentários de vocês! Bjão!